Coleção de Frases e Pensamentos de Josy Maria


Frases própriasFrases de outros autores

711 frases




Josy Maria
Continuação da resenha sobre a série The Last of Us

A tragicidade da verossimilhança

Quando se fala em verossimilhança, trata-se da relação que determinada obra tem com a realidade na qual vivemos. Observa-se tal conceito, geralmente, em obras literárias. Porém, a série permite que se faça uma análise sob a ótica da verossimilhança. Ao apresentar uma obra cuja temática aborde um cenário de calamidade, com a destruição da civilização como conhecemos hoje, observa-se possíveis padrões de comportamentos que chegam à barbárie. Assim, fica a reflexão: Até que ponto a ficção diferencia-se da realidade? O que o ser humano é capaz de fazer para sobreviver em condições extremas?
A angústia humana acontece sob diferentes enfoques e permite diferentes leituras a respeito da vida, da morte, de valores morais, das relações sociais e das relações de poder em um cenário como o da série.
Para quem não gosta do gênero, ou pensa que é apenas mais uma série apocalíptica, vale a pena conferir. Há um diferencial, as relações humanas são abordadas de forma realista e crua. Qual o foco principal afinal, o vírus que devasta o mundo ou a questão humana? Mas, afinal, o que é ser humano?
Nossa humanidade é construída a partir de nossas relações sociais. Até que ponto, então, pode ocorrer a desumanização?
Tais reflexões só podem ser desenvolvidas de forma empírica ao assistir a série. Nenhuma leitura será capaz de transmitir a impressão que se tem ao assisti-la. Vale a pena conferir.

Josy Maria
Sobre invisibilidade

Muitas questões no Brasil são invisibilizadas, seja pelo silenciamento social ou pela falta de conhecimento. Hoje, falo especificamente sobre os transtornos mentais na sociedade brasileira. Pouco se fala a respeito, as grandes mídias, as redes sociais, não abordam o assunto, e isso é grave, visto que há a prevalência de pessoas com transtornos mentais no Brasil. Segundo a pensadora Djamila Ribeiro, é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que providências sejam tomadas. E a partir do momento que os transtornos mentais não têm visibilidade social, pouco se faz a respeito, tanto em relação a políticas públicas para atender a demanda de pessoas que precisam de atendimento e acompanhamento, quanto à falta de conhecimento populacional, o que leva, consequentemente, a estigmas associados aos transtornos mentais, como por exemplo, discriminação, estereótipos negativos, vergonha e ocultação de quem tem a doença, pelo medo do julgamento social, falta de compreensão e apoio de parentes e familiares, mitos culturais de que depressão, ansiedade e outros transtornos mentais são falta de fé, até um dos problemas mais graves, na minha humilde opinião: acesso limitado a serviços de saúde mental de forma gratuita e continuada. Desse modo, é preciso falar a respeito, através de campanhas, da conscientização social e também através da educação. As escolas, com seu importante papel social na construção de seres humanos, precisam abordar o assunto. Quem sabe assim, campanhas invisibilizadas como o Setembro Amarelo não só ganhem força, como também o assunto ganhe a atenção que merece e as pessoas que sofrem com esses problemas consigam apoio e tratamento gratuito adequados.

...7...
Josy Maria
Josy Maria

Membro desde: 15/11/2019

Biografia: Pernambucana, formada em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco. Casada e mãe. Sempre estudando e buscando novos conhecimentos.

Frase do Dia

Eu já não sou o que era: devo ser o que me tornei.

Autores populares