Frase de Fábio Silva

Frase adicionada por F.S em 08/08/2023


Imagem da Frase:



Da  Antítese etimológica

Se nos atermos à etimologia da expressão Humanidade, e se colocarmos uma pitada, nela, de Filosofia Bíblica, fazendo um vínculo, perceberemos algo de muito valor.
Pois há uma ambivalência em cada indivíduo, que é um arcabouço de equilíbrio existencial.
Primeiro vamos investigar a origem da expressão Humanidade. É dito que vem da expressão latina, Húmus. Significando: chão, Terra, Solo. A Escritura antiga diz que, a Humanidade, fora tomada do pó  da Terra, e, para a Terra, retornará. Então a Humanidade, originalmente, veio e é de baixo. Todavia, embora da Terra, há dentro de cada indivíduo, Humano, algo de nobre, que o permite se elevar às alturas. Pois está escrito também que, os homens, devem "buscar as coisas que são do ALTO". Isto é, buscar as coisas elevadas, excelsas, sublimes. Ir às alturas e tocar às coisas Divinas. Aliás não é sem razão que a expressão HOMEM, em grego, "Antropos", significa literalmente: OLHANDO PARA O ALTO. Então é isto: embora o homem seja do baixíssimo pó  da Terra, pode  erguer seu lado nobre até às alturas das nuvens, do Céu. E esta é a maravilhosa antítese  de sua misteriosa e magnífica essência.


Às 13:14 h  in 08.08.2023 (Fábio Silva)
Mais frases de Fábio Silva

Fábio Silva
Fábio Silva

Membro desde: 14/06/2016

Biografia: Brasileiro, Nascido no Rio De Janeiro, Carioca da Gema. Um curioso observador. Alguém cujo espírito é CONTEMPLATIVO. Pois o poder da contemplação, é semelhante aos raios de sol, que penetram às profundezas das "trevas". Vasculhando e descobrindo o que se tem por lá.

Frase do Dia

Às vezes eu penso que o sinal mais forte da existência de vida inteligente em outra parte do universo, é que eles nunca entraram em contato conosco
Calvin

Autores populares