Frase de Fábio Silva

Frase adicionada por F.S em 05/08/2023


Imagem da Frase:



Diamántinus surpreendeu Lucius, ao divagar sobre o propósito dos Sábios, nestes seguintes termos:

- Caro Lucius, muito é dito que o Sábio, "deverá andar com outros Sábios, para que se torne mais sábio ainda". Como disse o Rei Salomão. Já, Baltazar Gracián se expressou, de modo semelhante, ao ter dito: "Que seremos julgados pela qualidade de amigos que temos, e que os Sábios nunca se darão bem, com os tolos". Não discordando deles, mas pensando um pouco diferente, consigo conceber a ideia de que os Sábios são produzidos na Terra e como que enviados nela pelo Destino, como Missionários entre os ignorantes, a fim de tentar converte-los em homens semelhantes a eles. Isto é, em outros Sábios. Pois que vantagem haverá para um sábio, andando apenas com outros Sábios, senão apenas elevar um pouco mais, sua sabedoria? Neste caso, ninguém será sábio pelo motivo de que não se pode se tornar no que já se é!
E pode ser mais preferível andar-se entre tolos e imbecis, e se ser rodeado por essas espécies de "amigos", a fim de tentar fazer destes mesmos, em homens Sábios, do que um sábio andar com outros Sábios , apenas para ser "mais sábio ainda".

E Lucius admirou, deveras, sua brilhante reflexão.

05.08.2023 às 16:26 h (Fábio Silva)
Mais frases de Fábio Silva

Fábio Silva
Fábio Silva

Membro desde: 14/06/2016

Biografia: Brasileiro, Nascido no Rio De Janeiro, Carioca da Gema. Um curioso observador. Alguém cujo espírito é CONTEMPLATIVO. Pois o poder da contemplação, é semelhante aos raios de sol, que penetram às profundezas das "trevas". Vasculhando e descobrindo o que se tem por lá.

Frase do Dia

Às vezes eu penso que o sinal mais forte da existência de vida inteligente em outra parte do universo, é que eles nunca entraram em contato conosco
Calvin

Autores populares