Coleção de Frases e Pensamentos de Cláudio Suenaga


Frases própriasFrases de outros autoresAutores favoritos

1.468 frases


Olavo de Carvalho
Nenhuma ciência estuda o fato concreto. Porque o fato concreto é a junção de um momento e lugar, de uma infinidade de acidentes que torna aquele fato possível. Nenhum fato concreto é redutível à definição que é dada dele por uma determinada ciência. Tudo tem o aspecto jurídico, sociológico, psicológico, psico-químico, etc. Quer dizer, o número de aspectos que compõe um fato concreto é, por definição, ilimitado. Nenhuma ciência estuda nenhum fato concreto. A ciência só estuda um fato sob determinado ângulo que é aquele que é correlativo aos métodos e aos objetivos dessa ciência em particular. A ciência só estuda fato abstrato. O fato abstrato é um aspecto separado da realidade concreta. Isso quer dizer que se você somar todas as ciências, elas não podem opinar sobre um único fato concreto. É isso que as pessoas não sabem. Ciência só cuida de fato de abstrato, de aspectos abstrativamente separados do todo. Ora, a esse todo, todos nós temos acesso porque vivemos na realidade concreta. A separação e distinção do fato concreto nos seus vários aspectos estudados pelas várias ciências é posterior. Inclusive essa divisão não acaba. Podem surgir novas ciências que estudam novos aspectos amanhã. Isso nunca vai se esgotar. Portanto, quando você fala da fé você não está falando de uma coisa doutrinal, de apenas uma doutrina, você está falando de algo que realmente aconteceu. E se você fala de um milagre, você fala de algo que realmente aconteceu, você fala de um fato concreto. E a respeito desse fato concreto não existe nenhuma ciência que possa dizer nada não, ela pode dizer sobre um aspecto, sobre outro, mas nunca vai compor um fato concreto. (True Outspeak, 16-04-2007)
Olavo de Carvalho
Olavo de Carvalho
Agora, eu acho uma das coisas mais engraçadas na discussão com esse pessoal ateu militante, é que por um lado eles dizem assim pra você: ‘A sua crença é mera fé cega’, e em seguida eles querem que você prove que Deus existe, a ressurreição de Cristo, etc. Mas se eles mesmos dizem que é fé, por que é que eu é que tenho que provar, ora? Quem tem que provar são eles que dizem que estão falando em nome da ciência. Eles transferem o ônus da prova. Se minha religião é uma questão de fé, então você não tem que provar coisíssima nenhuma. Vê se vocês aprendem isso. Quando alguém chegar e começar: ‘Prove isso, prove aquilo outro’, tu responde: ‘Eu não tenho que provar merda nenhuma meu amigo, quem está falando aqui em nome da ciência é você, você mesmo fala que eu estou falando em nome da fé e em seguida me exige provas. Agora, você fala em nome da ciência, é você que tem que provar, porra.’ Então você pode fazer a seguinte pergunta. Primeiro, fulaninho, qual é a ciência que você pratica? Você é físico, é químico, é geólogo? A sua ciência estuda a existência ou inexistência de Deus? Não. Então você está falando em nome de outra ciência que você não pratica? Qual é a ciência que estuda a existência ou não existência de Deus? Não existe nenhuma ciência experimental que estude isso, então cala a boca, burro. Você está falando de uma coisa que não conhece. (True Outspeak, 16-04-2007)
Olavo de Carvalho
Olavo de Carvalho
Alex Herrmann, por e-mail: ‘Sou um grato aluno do curso de Filosofia, curso Direito, e tenho várias questões.’ Eu vou responder a uma delas. Tá aqui uma sobre cepticismo e religião: ‘É muito comum em conversas com cépticos extremados, que eles expliquem um milagre alegando que a ciência num futuro incerto descobrirá a causa do fenômeno. Duvidam de tudo e não aceitam a possibilidade de um acontecimento sobrenatural.’ Muito bem. Olha, o sujeito que duvida da alegação de milagre por causa de uma coisa que ele acha que vai acontecer no futuro, está mostrando que ele sim é que tem a fé, porque se ele já está acreditando, se já aposta numa explicação futura, ele não tem essa explicação. Jamais houve um único dos grandes milagres que fosse ‘explicado’ cientificamente, que ficasse comprovado que não foi outra coisa que não um milagre. Nunca aconteceu, nenhum, nenhum, nenhum. O que eles fazem é um monte de ‘hipóteses’. Você mostra que aquilo que aconteceu por meios sobrenaturais talvez pudesse ter acontecido por uma conjunção extraordinária e mais miraculosa ainda de fatores naturais. Como por exemplo o negócio do Moisés abrir o Mar Vermelho pro pessoal passar. Então eles mostram que não, pode ter havido um deslocamento do terreno, etc., aconteceu tudo isso, um processo imensamente complicado, aconteceu exatamente naquele mesmo momento. Quer dizer, seria ainda mais miraculoso. Essa alegação é estúpida, você não pode alegar autoridade da ciência futura, do conhecimento que na mesma hora você está dizendo que não tem. E quem quer que fale isso não está falando em nome da ciência, está falando em nome do fanatismo, da idiotice. (True Outspeak, 16-04-2007)
Olavo de Carvalho
Olavo de Carvalho
Quer dizer, a Europa está totalmente desfibrada, tá acovardada, tá de joelhos, nem tá mais de joelhos, tá de quatro. Graças a esse pessoal que se acha liberal, progressista, etc., e que fica corroendo o que resta de valores judaico-cristãos, achando que isso vai ser um progresso extraordinário, quando isso só serve para uma coisa: isso só serve para deixar o pessoal num vácuo espiritual desesperador e abrir as portas para o Islam. Quer dizer, você torna a Europa ateia, a Europa não vai ficar ateia dois dias, no terceiro dia vai aderir ao Islam, como de fato já vem acontecendo. O número de intelectuais que passaram por aquele famoso trajeto: primeiro eles eram comunistas, depois que se desiludiram do comunismo passaram para o liberalismo ateu. Quer dizer, o que o sujeito faz? Ele recua para uma etapa anterior da revolução. Ele já não está mais no Manifesto Comunista, ele recua para o tempo da Revolução Francesa, agora é um liberal ateu. Fica liberal ateu um tempo, daqui a pouco começa a se namorar do Islam e vai parar no Islam. É o que aconteceu com Roger Garaudy e outros tantos. Esse trajeto do Garaudy vai ser o trajeto europeu. Você desiste do comunismo, volta para os ideais da Revolução Francesa, os quais não se aguentam porque isso é uma coisa totalmente vazia, baseado no cientificismo oco, daqui a pouco chega o Islam com um discurso muito mais coerente, muito mais poderoso, pronto, você adere ao Islam. É exatamente o que está acontecendo. (True Outspeak, 16-04-2007)
Olavo de Carvalho
Cláudio Suenaga
Cláudio Suenaga

Membro desde: 08/01/2016

Biografia: Historiador, autor da 1ª tese de mestrado sobre OVNIs e de duas tetralogias, uma religiosa (Contatados, O Brasileiro que Queria Governar o Mundo, Sangue no Céu e Aparições Marianas) e outra ufológica (reunida no compêndio Discos Voadores & Sociedades Secretas).

Frase do Dia

Tem gente que está do mesmo lado que você, mas deveria estar do lado de lá. Tem gente que machuca os outros. Tem gente que não sabe amar...

Autores populares