Frase de Olavo de Carvalho

Frase adicionada por suenaga em 16/02/2016

Olavo de Carvalho
Nenhuma ciência estuda o fato concreto. Porque o fato concreto é a junção de um momento e lugar, de uma infinidade de acidentes que torna aquele fato possível. Nenhum fato concreto é redutível à definição que é dada dele por uma determinada ciência. Tudo tem o aspecto jurídico, sociológico, psicológico, psico-químico, etc. Quer dizer, o número de aspectos que compõe um fato concreto é, por definição, ilimitado. Nenhuma ciência estuda nenhum fato concreto. A ciência só estuda um fato sob determinado ângulo que é aquele que é correlativo aos métodos e aos objetivos dessa ciência em particular. A ciência só estuda fato abstrato. O fato abstrato é um aspecto separado da realidade concreta. Isso quer dizer que se você somar todas as ciências, elas não podem opinar sobre um único fato concreto. É isso que as pessoas não sabem. Ciência só cuida de fato de abstrato, de aspectos abstrativamente separados do todo. Ora, a esse todo, todos nós temos acesso porque vivemos na realidade concreta. A separação e distinção do fato concreto nos seus vários aspectos estudados pelas várias ciências é posterior. Inclusive essa divisão não acaba. Podem surgir novas ciências que estudam novos aspectos amanhã. Isso nunca vai se esgotar. Portanto, quando você fala da fé você não está falando de uma coisa doutrinal, de apenas uma doutrina, você está falando de algo que realmente aconteceu. E se você fala de um milagre, você fala de algo que realmente aconteceu, você fala de um fato concreto. E a respeito desse fato concreto não existe nenhuma ciência que possa dizer nada não, ela pode dizer sobre um aspecto, sobre outro, mas nunca vai compor um fato concreto. (True Outspeak, 16-04-2007)
Olavo de Carvalho

Imagem da Frase:



Nenhuma ciência estuda o fato concreto. Porque o fato concreto é a junção de um momento e lugar, de uma infinidade de acidentes que torna aquele fato possível. Nenhum fato concreto é redutível à definição que é dada dele por uma determinada ciência. Tudo tem o aspecto jurídico, sociológico, psicológico, psico-químico, etc. Quer dizer, o número de aspectos que compõe um fato concreto é, por definição, ilimitado. Nenhuma ciência estuda nenhum fato concreto. A ciência só estuda um fato sob determinado ângulo que é aquele que é correlativo aos métodos e aos objetivos dessa ciência em particular. A ciência só estuda fato abstrato. O fato abstrato é um aspecto separado da realidade concreta. Isso quer dizer que se você somar todas as ciências, elas não podem opinar sobre um único fato concreto. É isso que as pessoas não sabem. Ciência só cuida de fato de abstrato, de aspectos abstrativamente separados do todo. Ora, a esse todo, todos nós temos acesso porque vivemos na realidade concreta. A separação e distinção do fato concreto nos seus vários aspectos estudados pelas várias ciências é posterior. Inclusive essa divisão não acaba. Podem surgir novas ciências que estudam novos aspectos amanhã. Isso nunca vai se esgotar. Portanto, quando você fala da fé você não está falando de uma coisa doutrinal, de apenas uma doutrina, você está falando de algo que realmente aconteceu. E se você fala de um milagre, você fala de algo que realmente aconteceu, você fala de um fato concreto. E a respeito desse fato concreto não existe nenhuma ciência que possa dizer nada não, ela pode dizer sobre um aspecto, sobre outro, mas nunca vai compor um fato concreto. (True Outspeak, 16-04-2007) (Olavo de Carvalho)
Frases Populares de outros autores
Olavo de Carvalho
Olavo de Carvalho

Frase do Dia

Tem gente que está do mesmo lado que você, mas deveria estar do lado de lá. Tem gente que machuca os outros. Tem gente que não sabe amar...

Autores populares