Frase de Cláudio Suenaga

Frase adicionada por suenaga em 10/01/2016


Imagem da Frase:



Ao passo que os revolucionários comunistas acreditam que a solução para todos os problemas esteja em demolir completamente o passado e sempre avançar rumo a um futuro que embora indefinido e incerto trará consigo o aprimoramento, a redenção e a perfeição, os conservadores acreditam numa volta ou recuo até a um passado pré-revolucionário, ou seja, na recuperação, restituição e reinstauração dos valores desse período que, embora imperfeito, tomam como muito melhor do que a época presente, conspurcada e degradada justamente por culpa e obra dos revolucionários. Se a situação não apresenta melhoras visíveis ou continua se mostrado muito longe do ideal, estes últimos alegam que é preciso continuar avançando mais, no que o futuro se torna permanentemente adiável, enquanto que aqueles alegam que o recuo não foi suficiente, pois que fixado numa época ainda por demais eivada de ideias revolucionárias e gnósticas, no que o passado se torna permanentemente retroativo, até, se preciso for, aos tempos de uma suposta pureza primitiva. Portanto, ambos se valem dos mesmos mecanismos de uma máquina do tempo que apenas muda de direção: ou para frente ou para trás. É uma espécie de síndrome nostálgica, quer seja de um futuro ideal que nunca chega e que talvez nunca chegará, quer seja de um passado ideal que talvez jamais tenha existido. (Cláudio Suenaga)
Mais frases de Cláudio Suenaga

Cláudio Suenaga
Cláudio Suenaga

Membro desde: 08/01/2016

Biografia: Historiador, autor da 1ª tese de mestrado sobre OVNIs e de duas tetralogias, uma religiosa (Contatados, O Brasileiro que Queria Governar o Mundo, Sangue no Céu e Aparições Marianas) e outra ufológica (reunida no compêndio Discos Voadores & Sociedades Secretas).

Frase do Dia

Minha mãe sempre diz: Não há dor que dure para sempre! Tudo é vário. Temporário. Efêmero. Nunca somos, sempre estamos. E apesar de saber de tudo isso porque algumas dores duram tanto?

Autores populares