Frase de Cláudio Suenaga

Frase adicionada por suenaga em 11/03/2021

Cláudio Suenaga
O poder é concedido tanto ao justo quanto ao injusto, ao sábio quanto ao ignorante, ao benevolente quanto ao malevolente, ao ponderado quanto ao insidioso. Bastará que alguém não preparado para lidar com esse poder, mesmo que seja apenas uma pequena porção, o receba e lhe seja incumbido, para que em vários aspectos se sinta e aja como um deus entre os homens. O injusto, porque acha que o poder que lhe foi dado é um sinal de que sua injustiça é algo justo, pois tende a pensar que ser injusto é um ato de justiça plena, fará de seu poder o instrumento supremo da injustiça. Para todos os que creem que a injustiça é deveras mais proveitosa ao indivíduo do que a justiça, dirá que os injustos estão certos e que sua injustiça é algo justo. Então imagine alguém obtendo esse poder, por exemplo, um simples chefe de seção em uma fábrica ou empreiteira, que só porque exerce esse cargo acha que nenhum de seus atos, por mais equivocado e injusto que seja é equivocado ou injusto, porque emana do poder 'legítimo' que obteve, e nunca se vê prejudicando a outrem, que para ele não passa de um número ou no máximo de um 'inferior' subalterno. Esse sujeito se acha o instrumento da autoridade legítima e até divina, mas não passa é de um miserável idiota, ainda que o elogiem e o promovam, pois vive no estado de ilusão e autoengano, de meras convenções e aparências, do qual só sairá quando se der conta de que é respeitado e bajulado só por causa da autoridade que exerce e pelo medo que infunde naqueles que temem sofrer a sua opressão e injustiça.

Imagem da Frase:



O poder é concedido tanto ao justo quanto ao injusto, ao sábio quanto ao ignorante, ao benevolente quanto ao malevolente, ao ponderado quanto ao insidioso. Bastará que alguém não preparado para lidar com esse poder, mesmo que seja apenas uma pequena porção, o receba e lhe seja incumbido, para que em vários aspectos se sinta e aja como um deus entre os homens. O injusto, porque acha que o poder que lhe foi dado é um sinal de que sua injustiça é algo justo, pois tende a pensar que ser injusto é um ato de justiça plena, fará de seu poder o instrumento supremo da injustiça. Para todos os que creem que a injustiça é deveras mais proveitosa ao indivíduo do que a justiça, dirá que os injustos estão certos e que sua injustiça é algo justo. Então imagine alguém obtendo esse poder, por exemplo, um simples chefe de seção em uma fábrica ou empreiteira, que só porque exerce esse cargo acha que nenhum de seus atos, por mais equivocado e injusto que seja é equivocado ou injusto, porque emana do poder 'legítimo' que obteve, e nunca se vê prejudicando a outrem, que para ele não passa de um número ou no máximo de um 'inferior' subalterno. Esse sujeito se acha o instrumento da autoridade legítima e até divina, mas não passa é de um miserável idiota, ainda que o elogiem e o promovam, pois vive no estado de ilusão e autoengano, de meras convenções e aparências, do qual só sairá quando se der conta de que é respeitado e bajulado só por causa da autoridade que exerce e pelo medo que infunde naqueles que temem sofrer a sua opressão e injustiça. (Cláudio Suenaga)
Mais frases de Cláudio Suenaga

Cláudio Suenaga
Cláudio Suenaga

Membro desde: 08/01/2016

Biografia: Historiador, autor da 1ª tese de mestrado sobre OVNIs e de duas tetralogias, uma religiosa (Contatados, O Brasileiro que Queria Governar o Mundo, Sangue no Céu e Aparições Marianas) e outra ufológica (reunida no compêndio Discos Voadores & Sociedades Secretas).

Frase do Dia

A escolha é possível, em certo sentido, porém o que não é possível é não escolher. Eu posso sempre escolher, mas devo estar ciente de que, se não escolher, assim mesmo estarei escolhendo.
Sartre

Autores populares