Coleção de Frases e Pensamentos de Flavio Rabello


362 frases


Flavio Rabello
Tempo ao Tempo.
 Sem conclusão.

Matéria escura é a denominação dada a uma grande quantidade de matéria de natureza desconhecida cujo efeito afeta gravitacionalmente a dinâmica das galáxias e do próprio Universo.

Cerca de 95% de toda a matéria que constitui o Universo, aparentemente, é feita de algo que não conhecemos e que não conseguimos observar de forma direta. Além disso, um terço de toda essa matéria desconhecida, apelidada de matéria escura, não interage eletromagneticamente, ou seja, não é capaz de emitir ou absorver qualquer tipo de radiação.
Entretanto, as observações astronômicas indicam que a matéria escura possa interagir gravitacionalmente com a matéria ordinária, ou seja toda a matéria visivel do Universo e também do não visível.

A existência da matéria escura foi deduzida a partir da observação de efeitos gravitacionais que não poderiam existir se considerássemos exclusivamente a existência da matéria ordinária que forma os planetas, estrelas e galáxias. De acordo com esses efeitos gravitacionais, estima-se que somente 5% da massa de todo Universo seja constituída de matéria ordinária, ou matéria visível.

Portanto, teoricamente, admite-se a seguinte composição da massa do Universo:
25% seja formada por matéria escura;

70% seja feita de uma forma exótica e pouco compreendida de energia, chamada energia escura;

5% de matéria visível ( galáxias ).
Fonte: UOL, Brasil Escola.

Em resumo: os trilhões de galáxias do Unverso, nele incluído o minúsculo planeta Terra, compõe somente 5% do Universo visível.

E daí? Convém não concluir nada.

Flavio Rabello
Flavio Rabello

Membro desde: 04/08/2018

Biografia: Sob o título "Tempo ao Tempo", por meio de crônicas e textos, busco levar reflexão aos leitores, como única pretensão, com base em fatos corriqueiros da vida e em experiências vivenciadas por mim. Direitos autorais reservados livro "Tempo ao Tempo".

Frase do Dia

A estupidez humana é a única coisa que dá uma ideia do infinito.

Autores populares