Frase de Mário Pereira Gomes

Frase adicionada por Marius em 08/02/2020


Imagem da Frase:



A distinção de movimentos políticos no Brasil entre revolução e revolta é um bom exemplo de como as condições socioeconômicas influenciam na escrita da História. Ao analisar a lista de conflitos internos no Brasil percebemos que os pobres fazem revolta, enquanto as elites fazem revolução. Vejamos alguns exemplos de cada uma entre o fim do status colonial do Brasil até meados da década de 1950.

Revoluções: Pernambucana, Farroupilha, Praieira, Federalista, de 1930 e Constitucionalista de 1932.

Revoltas: Cabanada, do Ano da Fumaça, de Carrancas, Cabanagem, dos Malês, Sabinada, Balaiada, liberais de 1842, do Ronco de Abelha, Levante dos Marimbondos, da Fazenda Ibicaba, dos Muckers, do Quebra-Quilos, do Vintém, da Armada, da Vacina, da Chibata, Paulista de 1924, de Princesa na Paraíba, Mineira de 1935 e das Barcas.

Assim reforça-se na mente dos brasileiros a ideia de que as mudanças sempre ocorrem de cima para baixo e nunca o contrário. (Mário Pereira Gomes)
Mais frases de Mário Pereira Gomes

Mário Pereira Gomes
Mário Pereira Gomes

Membro desde: 25/06/2014

Biografia: H+

Frase do Dia

Só um homem inexperiente faz uma declaração formal. Uma mulher convence-se de que é amada muito melhor pelo que adivinha do que pelo que se lhe diz.

Autores populares