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Mário Pereira Gomes
Coleção de Frases e Pensamentos de
Mário Pereira Gomes
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4.047 frases
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Uma revolução, seja de que tipo for, ocorre primeiramente na linguagem. As palavras existentes ganham um novo significado e outras são criadas ou retiradas de uma área do conhecimento humano e postas em ação em um contexto totalmente distinto do de sua origem. Assim, novas ideias se tornam comunicáveis e passam a moldar o mundo, pois este foi feito pela linguagem mas não se esqueça de que a linguagem constitui apenas o meio pelo qual a informação atua.
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Até um planeta com formato de rosquinha é cientificamente possível e a terra plana não.
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As barreiras mais difíceis de romper são as formadas pelas emoções. Isto se dá na ciência; na política e nos relacionamentos. Para superar tal obstáculo é preciso compreender algumas coisas. Primeiro é que as emoções são aplicativos de sobrevivência baixados num software orgânico (a consciência); que nas palavras do filósofo Thomas Metzinger é uma projeção de baixa dimensionalidade de uma realidade física inconcebivelmente mais rica do que a que vivenciamos. Segundo é que não é desejável no atual estágio em que se encontra a espécie humana modificar de forma profunda a bioquímica do cérebro, mas você através do autoconhecimento pode entender melhor o que sente. Compreender por quais motivos certos sentimentos são colocados em ação diante de determinadas situações e a partir daí moldar as emoções através de sua própria consciência.
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O título acadêmico mais alto recebido por um indivíduo é o de PhD (Philosophiæ Doctor: doutor em filosofia), pois se espera que tal pessoa seja capaz de produzir conhecimento original em sua área e não reproduzir o que já foi pensado. E é exatamente isto que nosso país precisa: pessoas, na academia ou não, capazes de trazer ao mundo conhecimento novo. Ver a atuação da gravidade onde todos os outros viram apenas uma maçã caindo no chão.
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Durante o Século das Luzes surgiram dois projetos de sociedade. No Reino Unido, berço do Iluminismo, os intelectuais e políticos criaram após a Revolução Gloriosa, o adjetivo se deve ao fato de não ter derramado sangue, uma mentalidade que busca a melhoria gradual da sociedade. Tal ideia remonta ao direito comum (common law) em que o direito é amparado pelos costumes e a jurisprudência; isto significa que o direito acompanha e evolui juntamente com as mudanças da sociedade. Com a Revolução Gloriosa o direito comum retirou o último obstáculo para se tornar realmente efetivo: o absolutismo real. A partir daí o Reino Unido se tornou uma sociedade estável, reformista e com instituições democráticas tão sólidas que a sociedade britânica passou incólume aos terremotos ideológicos ocorridos no continente europeu na primeira metade do século XX. O modelo de sociedade criado no Reino Unido chama-se protopia (neologismo). Do outro lado do Canal da Mancha havia o projeto de criar uma sociedade perfeita (utopia) baseada na vontade popular. O resultado foi uma década de instabilidade política; a ascensão de um déspota que provocou uma guerra contra toda a Europa; terrorismo com meio para alcançar fins políticos; alternância entre república e monarquia durante décadas adentro o século XIX; mais de 10 constituições; guerra civil; parcos investimentos na indústria e ciência; instituições democráticas frágeis; sistema político ineficiente; disseminação do nacionalismo e da ideia perigosa de que a vontade popular é soberana. Agora fica fácil saber qual dos projetos de sociedade criados no Iluminismo é o melhor.
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Ciência é uma palavra proveniente do latim scientia (conhecimento em português) e é utilizada por muitos autores como o conjunto do conhecimento humano; nesse sentido a ciência esteve presente na humanidade desde o momento que esta dominou o fogo, criou as primeiras ferramentas de pedra lascada e inventou a roda. Todavia, há uma outra palavra num idioma antigo para conhecimento que é episteme (epistēmē do grego ἐπιστήμη) Apesar de ter o mesmo significado que o termo latino; a palavra grega dá um sentido muito mais específico e profundo para a ciência o que denota a relação dessas duas civilizações com o pensamento científico. A ciência, na visão grega, significa o conjunto de conhecimento teórico sobre os fenômenos naturais baseado em metodologia e fundamentação experimental. Portanto, a ciência não constitui mera soma de saberes repassados de geração para geração, mas sim conhecimento verdadeiro e racional sobre o mundo fundamentado em um método autocorretivo de apreensão da realidade. Assim, o domínio do fogo; a invenção da agricultura; da roda; a criação do número zero; a catalogação de eclipses e o uso da geometria para construção de pirâmides não configura como um desenvolvimento da ciência e sim da técnica. É por isto que o berço da ciência é localizado nas terras banhadas pelo Mar Egeu no século V a.C.; e não na Índia, na Mesopotâmia ou no Egito.
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Na Idade Média os europeus interpretavam as poluções noturnas e o sono R.E.M. como o ataque sexual de íncubos e súcubos; tal população entre os séculos XVII e XIX perdeu o ethos cristão. Como resultado, desde o século XX as duas situações (poluções e sonhos) são interpretadas por muitas pessoas como um ato provocado por extraterrestres obcecados por sexo. Então, podemos traçar algumas hipóteses: os demônios se disfarçam de alienígenas; os extraterrestres sempre nos visitaram e foram tidos como demônios por conta do nosso parco conhecimento ou os dois são representações criadas pelo cérebro humano para dar um sentido ao que ocorre durante a parte mais imaginativa do sono. Você pode escolher qualquer uma da tríade de hipóteses, e até mesmo criar uma nova. Todavia, a última é mais simples, plausível e a única das três que pode ser comprovada ou não através do método científico.
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Não podemos controlar ou suprimir os sentimentos quando irrompem num dado momento, mas temos a capacidade de controlar a narrativa que surge quando a mente formula um significado para as emoções.
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Um conceito formulado por Alan Turing é o da universalidade computacional que pode ser definido como: tudo o que as leis da física exigem de um objeto físico pode, em princípio, ser emulado em detalhes arbitrariamente minúsculos por algum programa num computador de propósito geral, desde que seja dado tempo e memória suficientes. Isto implica que um programa de computador pode emular desde o movimento de um braço até o pensamento. Todavia, tal característica não significa que a inteligência artificial pensará como um ser humano. Afinal, como Alan Turing explicou no artigo Computing Machinery and Intelligence, uma inteligência artificial quando se tornar (auto)consciente irá pensar de uma forma totalmente própria.
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Durante toda a Primeira Guerra Mundial o Império Alemão foi governado pelos militares Hidenburg e Ludendorff, mas nos estertores do conflito eles entregaram o poder para a social-democracia alemã com o intuito de que esta arcasse com todos os prejuízos da derrota militar; o objetivo era que a população se voltasse contra ela para que a aristocracia retomasse o poder de forma triunfal. O tiro saiu pela culatra quando da ascensão de Hitler que fez todo o povo alemão (aristocratas, burgueses, operários e camponeses) e outros grupos humanos pagarem com o próprio sangue a construção de uma nova sociedade que felizmente não durou os mil anos que sonhara.
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Como o tamanho do universo se resume ao tamanho do saber de cada um; o conhecimento é a única coisa que quanto menos se tem menos falta faz.
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Algumas pessoas levaram tão a sério a famosa frase de Descartes que ao pensarem algo já tomam o que foi pensado como sendo a realidade objetiva.
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As explicações mitológicas constituíram a primeira forma de pensamento a tentar tornar compreensível a realidade para os seres humanos; durante milhares de anos ela foi a única chave explicativa do cosmos e modeladora da civilização. Todavia, algumas pessoas na civilização grega e séculos depois na Europa demonstraram que a razão é uma ferramenta qualitativamente melhor de apreender a realidade objetiva do que as explicações mitológicas. Isto se deve ao fato de que os mitos podem e são modificados ao sabor das conveniências, enquanto que na ciência para que algo seja mudado é necessário que a nova explicação seja solidamente confirmada através de formulações teóricas , observação e experimentação. A facilidade em que as explicações mitológicas podem ser variadas foi muito bem retratada pelo texto Um dragão na minha garagem de Carl Sagan. Fica claro ao ler autores como Max Weber, Rodney Stark e Carl Jung a importância do pensamento mitológico-religioso ao nível psicológico e social, mas é inegável o quanto a mente humana progrediu na compreensão do universo através da ciência. E pensar que estamos apenas no começo do infinito.
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Na série The Expanse, nos universos Star Wars e Star Trek e nas representações fílmicas das cidades de Atenas e Esparta as cores dizem bastante. As sociedades cuja cor é vermelha possuem as seguintes características: autoritarismo; nacionalismo; coletivismo, xenofobia; estatismo; segurança; militarismo; estaticidade; teocentrismo e etnocentrismo. Já as de cor azul estão assentadas nos seguintes conceitos: livre-mercado; multiculturalismo; democracia; individualidade; liberdade; razão; pacifismo; dinamicidade; laicidade; progressismo e internacionalismo. E isto diz muito sobre a mentalidade da sociedade em que tais produções são criadas.
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Você agora está olhando para uma tela e suas mãos tocando um aparelho eletrônico, mas a sensação de tocar e ver não ocorre com a parte do corpo com a qual experimenta o mundo e sim no cérebro. Então, todas as suas sensações de toque estão localizadas num órgão que nada pode tocar do mundo exterior enquanto estiver vivo. E todas as cores que vê na verdade são criadas em local que está constantemente escuro.
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Ou você voa com o vento do progresso e assim molda o futuro, ou é arrastado por ele tal como o anjo de Walter Benjamin e aceita o que lhe é imposto.
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Ironicamente, se os otomanos tivessem conquistado Viena não existiria o último movimento, conhecido como Marcha Turca, da Sonata para Piano No. 11 in A major, K. 331.
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Nas aulas de Renascimento se diz que foi em tal período que ocorreu o resgate do legado da Antiguidade Clássica dando a entender que durante os séculos V e XIV o pensamento greco-romano esteve preso nos mosteiros espalhados na Europa ou presente apenas em outras civilizações como a Bizantina e a Islâmica. Mas não foi bem assim. O pensamento greco-romano nunca deixou de ser estudado na parte ocidental da Europa, mas somente as ideias que foram harmonizadas com a fé cristã. Assim, o que ocorreu no Renascimento foi o resgate dos valores clássicos que se chocavam com os valores da Cristandade; dos valores renascentistas o principal era o humanismo que afirmava que a potencialidade humana poderia ser realizada ainda em vida e sem recorrer ao auxílio divino.
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No misticismo judaico há o conceito denominado Tzimtzum que representa o processo de contração da infinitude de Deus para que surgisse um espaço no qual se pudesse criar o universo. Tal linguagem simbólica representa muito bem o que é a vida: um amontoado de substâncias químicas se unem e formam um organismo que preenche uma fenda no espaço, pois o ser vivo passa a ocupar um espaço que antes não era ocupado por ninguém (princípio da impenetrabilidade). Este novo espaço é delimitado do resto do universo a partir de sua pele ou membrana. É esta que separa o ambiente interior do exterior e num processo o organismo dissolve matéria do mundo exterior para que ela seja agrupada novamente dentro do ser vivo na forma de células e todos os conjuntos que elas formam.
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Tanto os seres humanos quanto as outras espécies produzem informação, mas há uma diferença. Os últimos só conseguem criar informação através dos genes, enquanto os seres humanos podem criar outros tipos de informação como ideias, imagens e símbolos. É por conta disto que todos os outros organismos, exceto o ser humano, só podem viver em uma certa variedade de ambientes que são hospitaleiros por um determinado tempo, enquanto os seres humanos são capazes através do conhecimento transformar ambientes inóspitos em um lar. Além disto, os outros organismos são uma fábrica capaz de converter matéria em uma cópia quase perfeita de si mesmos. Já os corpos humanos (incluindo seus cérebros) são fábricas capazes de transformar qualquer coisa em qualquer coisa desde que permitido pelas leis da natureza. Somos assim construtores universais.
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No planeta Terra ocorre vários fenômenos naturais que às vezes causam desastres naturais como seca, terremotos, inundações e erupções vulcânicas. Ainda não podemos controlar tais fenômenos, mas podemos evitar que eles resultem em desastres naturais. Isto se deve ao fato que hoje somos detentores de mais conhecimento do que nossos antepassados. Assim, hoje os desastres naturais são causados ou por conhecimento insuficiente ou por má vontade política.
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No início da vida terráquea os primeiros seres vivos precisavam retirar do mundo exterior tudo que precisavam para se manterem vivos; isto mudou radicalmente quando ocorreu a síntese entre uma célula hospedeira, do domínio archaea, com um endossimbionte que se tornou a mitocôndria. Tal síntese deu origem aos eucariontes resultando assim numa explosão de complexidade da vida na Terra. Com a mitocôndria cada célula passou a contar com uma fonte própria de energia, então há bilhões de células neste exato momento liberando mais energia na forma de calor do que seu celular ou computador. Pode-se dizer que somos uma estrutura dissipativa autoconsciente.
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Os cidadãos gregos consideram o trabalho manual algo degradante e, portanto, tratava-se de algo que só poderia ser realizado por escravos. Daí o fato que não surgiu na civilizações helênica e helenística qualquer impulso para criar máquinas que melhorassem as condições materiais da sociedade. Para se ter uma perspectiva de tal postura Arquimedes, apesar de ser um grande inventor, preferia ser reconhecido pelas suas ideias. A ojeriza dos gregos em relação ao trabalho manual impediu que as invenções de Heron de Alexandria adiantassem a Revolução Industrial em alguns séculos.
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No Paleolítico havia um intercâmbio entre os mundos animal, vegetal e humano. Este barganhava com a natureza para conseguir comida, abrigo e fertilidade. No entanto, isto mudou quando da Revolução Neolítica. Agora a natureza não era mais um conjunto de seres vivos com os quais se deveria barganhar, mas uma coisa para usar ao máximo e depois jogar fora. A natureza foi coisificada e ao fazer isto o próprio ser humano se tornou uma coisa; daí o fato de que para certas ideologias a morte de milhões se tornou mera questão de estatística.
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Por motivos distintos tanto no Ocidente quanto no mundo islâmico não é recomendável uma pessoa permanecer sozinha com outra do sexo oposto.
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Mário Pereira Gomes
Membro desde:
25/06/2014
Biografia:
H+
Frase do Dia
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Só um homem inexperiente faz uma declaração formal. Uma mulher convence-se de que é amada muito melhor pelo que adivinha do que pelo que se lhe diz.
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Ninon de Lenclos
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