Frase de Almeida Garrett

Frase adicionada por MarinaCruzSouza em 13/04/2013


Imagem da Frase:



Viagens na minha Terra 
(Capítulo 13, Pág. 86)

    Porque, desenganem-se, o mundo sempre assim foi e há de ser. Por mais belas teorias que se façam, por mais perfeitas constituições com que se comece, o status in statu (Status no Estado) forma-se logo: ou com frades, ou com barões, ou com pedreiros-livres (Membros da Maçonaria) se vai pouco a pouco se organizando uma influência distinta, quando não contrária, às influências manifestas e aparentes do grande corpo social. Esta é a oposição natural do Progresso, o qual tem a sua oposição como todas as coisas sublunares e sua velocidade; outras, a empece com demasia e abuso; mas, enfim, é uma necessidade.
    Ora eu, que sou ministerial do Progresso, antes queria a oposição dos frades que a dos barões. O caso estava em a saber conter e aproveitar.
   O Progresso e a Liberdade perdeu, não ganhou.
   Quando me lembra tudo isto; quando vejo os conventos em ruínas, os egressos a pedir esmola e os barões de Berlinda, tenho saudades dos frades - não dos frades que foram, mas dos frades que podiam ser.
   E sei que não me namoro de paradoxos, nem sou destes espíritos de contradição desinquieta, que suspiram sempre pelo que foi, e nunca estão contentes com o que é. (Almeida Garrett)
Frases Populares de outros autores