Coleção de Frases e Pensamentos de Fábio Silva


1.504 frases




Fábio Silva
A ira de minerva.

Conta-se entre as lendas mitológicas greco-romanas que Medusa era a RAINHA das Górgonas e a MAIS bela delas.
Mas um dia, pelo teor de sua prepotência, OUSOU desafiar a beleza de Minerva.
Minerva, era a deusa da SABEDORIA e, também tinha como nome ATENA e ainda a deusa PALAS. Daí o nome PALAS-Atena.
Seus cabelos também eram encantadores. Tais quais os de medusa.
Esta então, pelo encanto não apenas de sua beleza, mas outrossim pelo encanto de seu cabelo, achou-se no direito de DESAFIAR a deusa Minerva ( nome romano).
Então, a deusa lançara um feitiço contra seus cabelos, tornando-os em COBRAS.
A maldição de Minerva fora tão FUNESTA que, quem ousasse olhar para seus olhos, era petrificado.
Pois bem; tomo a LIBERDADE de falar um pouco sobre aquilo em que "vós" desprezais - A SABEDORIA.
Neste recanto filosofal, onde tudo é possível, TÊMIS e ATENAS dão as mãos para prosseguir em frente.
Digo, JUSTIÇA e SABEDORIA.
Pois na balança da Justiça, são pesadas as agruras de nossas desigualdades que implacável e inexoravelmente, são julgadas pelo critério da sabedoria.
Levantar-se contra a sabedoria, é desprezar sua autoridade que bem conduz e rege o nosso viver e destino.
Embora "destino", as vezes é usado como sinonímia de sabedoria.
E às vezes até, mitologicamente, o DESTINO deus que, prevê até o futuro dos deuses.
Não desprezais a SABEDORIA; não a desafieis!!!
Preserve vosso "cabelo"!!!


27 de janeiro de 2012 às 11:27 h

Fábio Silva
[Acerca do chamado Livre-Arbítrio]

Sendo colocados por Deus, deuses, força motriz PRIMEIRA, razão superior, Destino, Universo ou como se quiser chamar, o FATO é que TODOS são condicionados a terem uma liberdade, dentro de uma CONDIÇÃO. Vivemos na terra... dependemos de AR. Sol. Noite e dia. Água... alimentação... SONO... temos sentidos... NÃO escolhemos nascer, nem o sexo com que viríamos preencher esta existência, o "vácuo", pequeno vácuo, de nossa existência! Cada animal fora condicionado a viver dentro dos limites de sua natureza. Os mais fortes, foram capazes, pela própria permissão da "NATUREZA", de se adaptarem e fazerem com que se herdasse os "caracteres adquiridos" dessa nova adaptação. Todavia, dentro de um clima cuja capacidade já existia, segundo Bergson, de forma OCULTA em sua natureza! Os seres vivos estão destinados a MORRER. Ninguém consegue se livrar da "MALDITA" morte, porque fomos CONDICIONADOS à ela. É como se um pai ou uma mãe, limitassem seu pequeno filho ou filha, a brincar em um determinado lugar e com que objetos brincar. Pois, por mais que ele ou ela queiram brincar além do limite, NÃO conseguiriam, porque foram FORÇADOS àquela condição. Nunca se terá um livre-arbítrio absoluto... Apenas um DEUS conseguiria isso! Quem acha que sempre pode fazer o que sempre quer, está completamente enganado!!! Viva sem comer, beber, respirar! Viva fora da terra, sem mecanismos que auxiliem a ter aquilo que poderia ser o mais próximo de sua condição NATURAL... antes de nascerem, que sejam [perguntados] se querem ou não nascer ou o sexo, tamanho, cor, que queriam vir ao mundo... Liberdade para se fazer o que se quer? Isso NUNCA existiu e NUNCA existirá! Pois só se pode fazer o que se é PERMITIDO, dentro dos limites IMPOSTOS por essa "PERMISSÃO".


10:42 h 24.01.2017

Fábio Silva
[Mini discussão sobre o seguinte pensamento de Nietzsche: 'Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas', PUBLICADA pela senhorita L.A]

Fábio Silva -

Então não devo acreditar nesta frase? Ela NÃO é uma verdade absoluta. Nietzsche tinha CERTEZA ABSOLUTA disso?

L. A -

Tudo depende da maneira que interpretamos, sim podemos acreditar em algo ou ate mesmo na frase mas nunca a ponto de se tornar a única verdade pois não existe certeza absoluta apenas interpretações diferentes.

Fábio Silva -

Todavia, creio ser sensato admitir que, independentemente da verdade subjetiva, deva existir uma VERDADE ABSOLUTA. Até as várias interpretações dessa verdade, devem estar de acordo com ela. Caso contrário, corro o risco de interpretar um fato ABSOLUTO de forma errada e tomar este erro, este meu erro, como "verdade". Por exemplo: uma ilusão de ótica, representada pela seguinte imagem - um boneco aponta de um LADO, para Várias madeiras, dizendo haver apenas 3 troncos. E na outra parte, um outro boneco, apontando e dizendo que existem não 3 mas 4 troncos de madeira. Poder-se-ai usar esta ilustração, como de fato fazem e até já fizeram comigo, para tentar provar que a verdade é relativa e não absoluta. Todavia, refutei tal pensamento da seguinte maneira: a verdade absoluta está em quem projetou a ilustração!!! O autor do desenho, o fez propositalmente... de modo que ambos ângulos, criem a falsa sensação de se estar vendo 3 e 4 troncos de madeira simultaneamente e, assim, se possa supostamente "provar" que a verdade absoluta seja algo relativo. Mas uma olhada para o AUTOR do desenho e seu propósito, colocará por terra essa INVERDADE. Pois se terá a prova definitiva, por este exemplo por mim dado, que a VERDADE ABSOLUTA é a falsa sensação causada - PROPOSITALMENTE - e a verdade subjetiva, portanto FALSA, é a visão que cada um tem dos troncos ali postos!

17 de janeiro às 11:50 h

Fábio Silva
Fábio Silva

Membro desde: 14/06/2016

Biografia: Brasileiro, Nascido no Rio De Janeiro, Carioca da Gema. Um curioso observador. Alguém cujo espírito é CONTEMPLATIVO. Pois o poder da contemplação, é semelhante aos raios de sol, que penetram às profundezas das "trevas". Vasculhando e descobrindo o que se tem por lá.

Frase do Dia

Para atingir a perfeição, é preciso se abster de aventuras amorosas. Você precisa de muita força de vontade para fazer isso.

Autores populares