Coleção de Frases e Pensamentos de Fábio Silva


1.460 frases




Fábio Silva
[Mini discussão sobre o seguinte pensamento de Nietzsche: 'Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas', PUBLICADA pela senhorita L.A]

Fábio Silva -

Então não devo acreditar nesta frase? Ela NÃO é uma verdade absoluta. Nietzsche tinha CERTEZA ABSOLUTA disso?

L. A -

Tudo depende da maneira que interpretamos, sim podemos acreditar em algo ou ate mesmo na frase mas nunca a ponto de se tornar a única verdade pois não existe certeza absoluta apenas interpretações diferentes.

Fábio Silva -

Todavia, creio ser sensato admitir que, independentemente da verdade subjetiva, deva existir uma VERDADE ABSOLUTA. Até as várias interpretações dessa verdade, devem estar de acordo com ela. Caso contrário, corro o risco de interpretar um fato ABSOLUTO de forma errada e tomar este erro, este meu erro, como "verdade". Por exemplo: uma ilusão de ótica, representada pela seguinte imagem - um boneco aponta de um LADO, para Várias madeiras, dizendo haver apenas 3 troncos. E na outra parte, um outro boneco, apontando e dizendo que existem não 3 mas 4 troncos de madeira. Poder-se-ai usar esta ilustração, como de fato fazem e até já fizeram comigo, para tentar provar que a verdade é relativa e não absoluta. Todavia, refutei tal pensamento da seguinte maneira: a verdade absoluta está em quem projetou a ilustração!!! O autor do desenho, o fez propositalmente... de modo que ambos ângulos, criem a falsa sensação de se estar vendo 3 e 4 troncos de madeira simultaneamente e, assim, se possa supostamente "provar" que a verdade absoluta seja algo relativo. Mas uma olhada para o AUTOR do desenho e seu propósito, colocará por terra essa INVERDADE. Pois se terá a prova definitiva, por este exemplo por mim dado, que a VERDADE ABSOLUTA é a falsa sensação causada - PROPOSITALMENTE - e a verdade subjetiva, portanto FALSA, é a visão que cada um tem dos troncos ali postos!

17 de janeiro às 11:50 h

Fábio Silva
[Adendo meu, sobre uma reflexão de uma prezada]


Rebeca Saotiago -

Ter flexibilidade!! Não ser o "dono verdade!",pois não somos nada diante de quatro bilhões e meio, aproximadamente!E,estamos sempre em processo de aprendizagem! Também temos que ser humidades, e aceitar as sabedorias das pessoas, por mais simples que elas sejam, pois como dizia Paulo. Freyre: não há saber mais ou saber menos.Há saberes diferentes "!
É isso aí..



Fábio Silva -

Disseste com MESTRIA e delicadeza. Sucintamente, resumiste a vastidão da VERDADE. Óh, onde está o "pássaro" da sabedoria? Em quem, ela, resolveu "pousar"? Schopenhauer nos diz com sua fenomenal sapiência, em seus "Aforismos para a sabedoria de vida, ( um verdadeiro manual do saber prático) que às vezes, fazemos grandes preparativos para a alegria e ela NÃO vem. Então do nada, quando menos se espera, ela se manifesta através das coisas mais simples. Aplico-a ao SABER. Onde exatamente ele se manifestará? Nos lugares suntuosos? Ou na simples esquina de um humilde Bairro? De qualquer forma, prefiro fazer como Diógenes, O Cínico, que, saia com uma lanterna à noite, procurando homens HONESTOS. Para isso, era preciso então vasculhar o grande universo individual da existência humana.(Saiamos e vasculhemos cada indivíduo, sendo ele quem for, a fim de encontrarmos não apenas a honestidade mas, a SABEDORIA) Assim fizera Sócrates quando diz: "Os homens considerados os mais sábios impressionavam-me muito pouco, enquanto aqueles que diziam nada saber me pareciam muito mais próximos da sabedoria”


18:52 h 18.01.2017

Fábio Silva
[Adendo meu, acerca da frase de Nietzsche: ' "Não posso acreditar num deus que quer ser louvado o tempo todo.'
À uma prezada ].



- Falando em louvor, tirando sua ira em seu anticristo, contra TUDO aquilo que leva o nome de DEUS ou Cristo, O sábio Nietzsche, tinha raios brilhantes de contradições que desdiziam suas vociferações. É bem verdade que é claro de se perceber o início de seu caos filosófico, até chegar a uma "ordem" de uma visão mais clarificada de sua ideologia. Todavia, sem força, o próprio Nietzsche, fora impelido pela força de sua razão, a combater o anti-semitismo Europeu, "LOUVANDO" os próprios Judeus e o PRINCIPAL deles quando diz: [ 475. O homem europeu e a destruição das nações]
"... Diga-se de passagem que o problema dos judeus existe apenas no interior dos Estados nacionais, na medida em que neles a sua energia e SUPERIOR INTELIGÊNCIA, o seu CAPITAL de ESPÍRITO e de VONTADE, acumulado de geração em geração em prolongada escola de sofrimento, devem preponderar numa escala que desperta INVEJA e ÓDIO, de modo que em quase todas as NAÇÕES DE HOJE - E TANTO MAIS QUANTO MAIS NACIONALISTA É A POSE QUE ADOTAM - aumenta A GROSSERIA LITERÁRIA de conduzir os judeus ao MATADOURO, COMO bodes expiatórios de todos os males públicos e particulares. Quando a questão não for mais conservar as nações, mas criar uma raça MISTA que seja a mais vigorosa possível, O JUDEU SERÁ UM INGREDIENTE TÃO ÚTIL E DESEJÁVEL QUANTO QUALQUER OUTRO VESTÍGIO NACIONAL ( ...) APESAR DISSO GOSTARIA DE SABER O QUANTO, NUM BALANÇO GERAL, DEVEMOS RELEVAR NUM POVO QUE, NÃO SEM A CULPA DE TODOS NÓS, TEVE A MAIS SOFRIDA HISTÓRIA ENTRE TODOS OS POVOS, E AO QUAL DEVEMOS O MAIS NOBRE DOS HOMENS
( CRISTO) o mais puro dos sábios ( Spinoza ), O MAIS PODEROSO DOS LIVROS E A LEI MORAL MAIS EFICAZ DO MUNDO".


17.01.2017

Fábio Silva
Fábio Silva

Membro desde: 14/06/2016

Biografia: Brasileiro, Nascido no Rio De Janeiro, Carioca da Gema. Um curioso observador. Alguém cujo espírito é CONTEMPLATIVO. Pois o poder da contemplação, é semelhante aos raios de sol, que penetram às profundezas das "trevas". Vasculhando e descobrindo o que se tem por lá.

Frase do Dia

A polidez nem sempre inspira a bondade, a equidade, a complacência, a gratidão; mas, pelo menos, dá-lhes a aparência e faz aparecer o homem por fora como deveria ser por dentro.

Autores populares