Frase de Enéias Teles Borges

Frase adicionada por eneiastb em 01/06/2017


Imagem da Frase:



A ausência de lógica dentro da concepção cristã sobre a origem do Mal

O que ocorre é que analisando a questão meramente lógica: não é possível escolher, quando existe apenas uma opção. Para que haja escolha, precisamos de pelo menos duas opções e conhecer ambas. Exemplo: prova-se algo doce e depois algo salgado. Conhecendo ambos, escolhe-se um dos dois. Lúcifer, em tese, conhecia o bem, mas não tinha praticado o mal. Não é possível exercer o livre arbítrio sem conhecer as duas possibilidades.

Mais: o argumento do "afastamento" é Aristotélico, cerca de 350 aC, quando ele dizia que não existia escuridão e sim ausência de luz.

Paulo se apropriou deste conceito e trouxe para o Evangelho, que é Segundo São Paulo. Mais adiante Agostinho e Tomás de Aquino deram prosseguimento. A concepção protestante copiou e colou.

Isso é lógico, quando aplicado ao pensamento aristotélico que era MERAMENTE teórico, mas ilógico no contexto teológico, pois o bem e o mal dependem de prática e tal prática, à luz do livre arbítrio, só seria possível se Lúcifer e o Homem tivessem tido a chance de experimentar os dois, escolher um, tendo provado ambos NA MESMA proporção e sabendo as consequências.

Quanto mais leio os argumentos, nos quais um dia acreditei sem questionar, menos lógica enxergo. (Enéias Teles Borges)
Mais frases de Enéias Teles Borges

Enéias Teles Borges
Enéias Teles Borges

Membro desde: 15/03/2013

Biografia: Sou Advogado. Bacharel em Direito e em Teologia. Casado, duas filhas. Botafoguense. Blogueiro quando posso. Apreciador de relógios mecânicos de pulso. Leitor vocacionado. Compromissado com a verdade na forma como ela se apresenta, mesmo que não seja como eu gostaria que ela fosse.

Frase do Dia

Todos os homens podem cair num erro, mas só os idiotas perseveram nele.
Cícero

Autores populares