Frase de Mário Pereira Gomes

Frase adicionada por Marius em 21/05/2020

Mário Pereira Gomes
A morte pelo novo coronavírus de pessoas que negam a pandemia ou a gravidade da mesma é um lembrete macabro do que considero um dos mais graves problemas da espécie humana: basear a própria vida naquilo que acredita ser real ao invés do que é real. Tal distinção descobrimos por meio da ciência: a melhor ferramenta que temos no momento. Se alguém lhe disser que ao pular de um prédio você não vai cair, mas flutuar ou voar por ser esta sua crença é um louco ou alguém que lhe deseja o mal. Todavia, diariamente vejo versões desse tipo de comportamento não só por parte do presidente e os que lhe orbitam como também de pessoas comuns. Pessoas que rejeitam a influência dos genes no comportamento humano, que negam que o ser humano evoluiu de seres mais simples numa escala de tempo de bilhões anos, que negam a prosperidade material trazida pela ortodoxia econômica, que acham que a Terra é plana ou que um remédio sem comprovação é a panaceia que nos livrará da Covid-19. Um animal que não se conhece e não conhece o mundo que o rodeia é um animal vulnerável. Em sociedades pré-científicas era totalmente esperado que as decisões individuais e coletivas fossem pautadas na interpretação das estrelas, do livro sagrado ou das vísceras de um animal. Contudo, nos tempos atuais em que bilhões de pessoas vivem de forma interdependente, em que temos o poder do interior dos átomos, em que podemos mudar o clima do planeta ou moldar as espécies ao mexer nas instruções dos genes não há mais espaço para basear decisões no que aparenta ser verdade. Precisamos descobrir o que é real, como as coisas e os seres vivos funcionam, pois assim saberemos lidar de maneira madura e sábia com as tecnologias que criaremos no futuro. Não podemos nos comportar como um personagem de filme que invoca um demônio, traz para a Terra uma invasão alienígena ou desperta um mal por ter mexido em algo que não compreendia.

Imagem da Frase:



A morte pelo novo coronavírus de pessoas que negam a pandemia ou a gravidade da mesma é um lembrete macabro do que considero um dos mais graves problemas da espécie humana: basear a própria vida naquilo que acredita ser real ao invés do que é real. Tal distinção descobrimos por meio da ciência: a melhor ferramenta que temos no momento. Se alguém lhe disser que ao pular de um prédio você não vai cair, mas flutuar ou voar por ser esta sua crença é um louco ou alguém que lhe deseja o mal. Todavia, diariamente vejo versões desse tipo de comportamento não só por parte do presidente e os que lhe orbitam como também de pessoas comuns. Pessoas que rejeitam a influência dos genes no comportamento humano, que negam que o ser humano evoluiu de seres mais simples numa escala de tempo de bilhões anos, que negam a prosperidade material trazida pela ortodoxia econômica, que acham que a Terra é plana ou que um remédio sem comprovação é a panaceia que nos livrará da Covid-19. Um animal que não se conhece e não conhece o mundo que o rodeia é um animal vulnerável. Em sociedades pré-científicas era totalmente esperado que as decisões individuais e coletivas fossem pautadas na interpretação das estrelas, do livro sagrado ou das vísceras de um animal. Contudo, nos tempos atuais em que bilhões de pessoas vivem de forma interdependente, em que temos o poder do interior dos átomos, em que podemos mudar o clima do planeta ou moldar as espécies ao mexer nas instruções dos genes não há mais espaço para basear decisões no que aparenta ser verdade. Precisamos descobrir o que é real, como as coisas e os seres vivos funcionam, pois assim saberemos lidar de maneira madura e sábia com as tecnologias que criaremos no futuro. Não podemos nos comportar como um personagem de filme que invoca um demônio, traz para a Terra uma invasão alienígena ou desperta um mal por ter mexido em algo que não compreendia. (Mário Pereira Gomes)
Mais frases de Mário Pereira Gomes

Mário Pereira Gomes
Mário Pereira Gomes

Membro desde: 25/06/2014

Biografia: H+

Frase do Dia

Só um homem inexperiente faz uma declaração formal. Uma mulher convence-se de que é amada muito melhor pelo que adivinha do que pelo que se lhe diz.

Autores populares