Frase de Mário Pereira Gomes

Frase adicionada por Marius em 27/04/2020

Mário Pereira Gomes
Em 1519, os astecas podem ter sido as únicas pessoas no mundo com educação universal para ambos os sexos. Isso começou aos quinze anos para todos os meninos e meninas e durou até a idade de casar (cerca de vinte). Havia dois tipos de escolas, a calmecac e a telpochcalli. O calmecac era um seminário, geralmente anexado a um templo específico, frequentado pelos filhos e filhas dos pipiltin, mas também por algumas crianças pochteca; nela, os sacerdotes-instrutores instruíam os alunos em todos os aspectos da religião asteca, incluindo o calendário, os rituais, as canções que deviam ser cantadas nos livros sagrados e, certamente, grande parte do passado glorioso da nação asteca. Ter frequentado uma escola calmecac era um pré-requisito para qualquer cargo no governo asteca. O telpochcalli ou "Casa da Juventude" era basicamente uma academia militar, frequentada pelos filhos de macehualtin (os plebeus) e presidida por Tezcatlipoca, o deus dos guerreiros. Como no calmecac, os sexos eram estritamente segregados e as fêmeas eram designadas para um cuicalco, ou "Casa da Canção". Os estudantes do sexo masculino eram treinados em artes marciais e podiam até acompanhar guerreiros experientes como escudeiros no campo de batalha, enquanto as meninas parecem se concentrar em assuntos menos belicosos, como música e dança. As condições na parte masculina da academia parecem ter sido muito menos austeras do que no calmo, e algumas de nossas fontes nos dizem que os cadetes eram frequentemente visitados por damas de prazer em seus aposentos comunais.

Imagem da Frase:



Em 1519, os astecas podem ter sido as únicas pessoas no mundo com educação universal para ambos os sexos. Isso começou aos quinze anos para todos os meninos e meninas e durou até a idade de casar (cerca de vinte). Havia dois tipos de escolas, a calmecac e a telpochcalli. O calmecac era um seminário, geralmente anexado a um templo específico, frequentado pelos filhos e filhas dos pipiltin, mas também por algumas crianças pochteca; nela, os sacerdotes-instrutores instruíam os alunos em todos os aspectos da religião asteca, incluindo o calendário, os rituais, as canções que deviam ser cantadas nos livros sagrados e, certamente, grande parte do passado glorioso da nação asteca. Ter frequentado uma escola calmecac era um pré-requisito para qualquer cargo no governo asteca. O telpochcalli ou "Casa da Juventude" era basicamente uma academia militar, frequentada pelos filhos de macehualtin (os plebeus) e presidida por Tezcatlipoca, o deus dos guerreiros. Como no calmecac, os sexos eram estritamente segregados e as fêmeas eram designadas para um cuicalco, ou "Casa da Canção". Os estudantes do sexo masculino eram treinados em artes marciais e podiam até acompanhar guerreiros experientes como escudeiros no campo de batalha, enquanto as meninas parecem se concentrar em assuntos menos belicosos, como música e dança. As condições na parte masculina da academia parecem ter sido muito menos austeras do que no calmo, e algumas de nossas fontes nos dizem que os cadetes eram frequentemente visitados por damas de prazer em seus aposentos comunais. (Mário Pereira Gomes)
Mais frases de Mário Pereira Gomes

Mário Pereira Gomes
Mário Pereira Gomes

Membro desde: 25/06/2014

Biografia: H+

Frase do Dia

Só um homem inexperiente faz uma declaração formal. Uma mulher convence-se de que é amada muito melhor pelo que adivinha do que pelo que se lhe diz.

Autores populares