Frase de Emmanuel Ferraz

Frase adicionada por EMMANUELFERRAZ em 14/08/2016


Imagem da Frase:



O mar de fogo do inferno é algo tão coercitivo, que não dá pra imaginar sua coexistência com a ideia de livre arbítrio. 

A tortura pela eternidade é de tamanha crueldade, que se torna incompatível com a generosidade do perdão eterno, gratuito e universal.

A ideia de punição espiritual é de criação tão mundana quanto os dispositivos penais do ordenamento jurídico. A função é de controle social e nada mais. Parte-se da ideia de que o temor é pedagógico.

Ora, se a condenação é eterna. Não temos qualquer lição a extrair. Sobra-se apenas a punição por si própria, que na verdade, é vingança.

Se a legislação pautada na ideia de perdão, doutrina eminentemente cristã, não se coaduna com punições de caráter perpétuo ou cruel. Se o sistema punitivo cristão é exclusivamente pedagógico. Logo, a concepção de inferno é anti cristã.

Depreende-se portanto, que, o mar eterno de fogo é aquele ponto fantasioso da doutrina religiosa, que impõe o temor como fonte de poder. 

Mesmo contrariando seus principais fundamentos, sem o poder que a concepção de condenação eterna agrega às religiões, não se poderia exercer o controle social necessário para alimentar e manter as instituições religiosas. (Emmanuel Ferraz)
Mais frases de Emmanuel Ferraz

Emmanuel Ferraz
Emmanuel Ferraz

Membro desde: 21/02/2015

Biografia: Combinando letrinhas, e fragmentos.

Frase do Dia

Ao receberem e darem os seus pensamentos, as pessoas comunicam entre si como nos beijos e abraços; quem recolhe um pensamento não recebe alguma coisa, mas alguém.

Autores populares