Frase de Fábio Silva

Frase adicionada por F.S em 04/02/2024


Imagem da Frase:



Do sentimento "Capitalista" no espírito da epistemologia...

É quando, por exemplo, se assossia, indevidamente, Conhecimento, Inteligência e Sabedoria em um indivíduo, com obtenção de estipéndio. Como se fosse regra absoluta para quem nutre o espírito Científico, não com o  "pathos" do puro prazer da obtenção do saber, mas, exclusivamente, com o Capital!  Esse espírito Científico, está muito além de um sentimento Capitalista, inserido nele. E não são poucos os indivíduos que adquirem diplomas, não pelo prazer do Conhecimento em si, mas, sim, movidos pelo sentimento da obtenção de um certo Capital. O brilhante Arthur Schopenhauer já havia, com ajustado e preciso acerto que seu gênio Filosófico lhe permitia  ter, feito essa advertência. E também o ínclito Aristóteles, criticando alguns  sofistas da época, chamando-os de "mercadores de sabedoria aparente".
Isto é: aqueles que vendiam um falso saber, à guisa de Óbulos-Estipéndio-Capital-Dinheiro. O exemplo máximo dessa não associação, talvez esteja em Sábio Sócrates, o mais sábio da Grécia antiga segundo o afamado oráculo Délfico e em Diógenes, um dos fundadores da escola Cínica, junto com seu mestre Antístenes ( este último por sua vez, discípulo de Sócrates). Homens que preferiram morrer "pobres" no Capital, mas extraordinariamente ricos em Conhecimento e Sabedoria, porque, o que os movia, era seu inspirador espírito Científico.



Às 10h35 in 04.02.2024 (Fábio Silva)
Mais frases de Fábio Silva

Fábio Silva
Fábio Silva

Membro desde: 14/06/2016

Biografia: Brasileiro, Nascido no Rio De Janeiro, Carioca da Gema. Um curioso observador. Alguém cujo espírito é CONTEMPLATIVO. Pois o poder da contemplação, é semelhante aos raios de sol, que penetram às profundezas das "trevas". Vasculhando e descobrindo o que se tem por lá.

Frase do Dia

As coisas, os acontecimentos, a felicidade, o amor e o sofrimento restariam frustrados, se se conservassem mudos e a gente se limitasse a saboreá-los e experimentá-los.

Autores populares