Frase de Cláudio Suenaga

Frase adicionada por suenaga em 08/03/2016

Cláudio Suenaga
Sim, estamos sozinhos no Universo e o nosso planeta é único, bem como a nossa espécie e civilização. A crença de que há vida inteligente fora da Terra é só uma crença – do mesmo tipo da religiosa –, mais baseada na fé do que na ciência e fundamentalmente alimentada por ufólogos fanáticos e ingênuos e por astrofísicos interessados em angariar popularidade e fundos para pesquisa. Aliás, bilhões de dólares já foram desperdiçados inutilmente em busca de vida inteligente fora da Terra sem que até hoje fosse sequer captada uma única mensagem de rádio. A pertinente pergunta de Enrico Fermi, 'Onde estão eles?', é a súmula da perplexidade ante o contraste entre as altas estimativas de probabilidade de existência de civilizações extraterrestres – em função de o Universo ser praticamente infinito e de comportar uma infinidade de estrelas e planetas – e a total falta de evidências. E ainda que haja formas de vida primitiva em outros planetas, para que esta possa evoluir passando pelas etapas necessárias ao desenvolvimento de vida inteligente e civilização, requer-se tantas condições favoráveis (a começar por um ambiente ideal), tantos fatores positivos combinados, tantos acasos e lances de sorte (como estar relativamente a salvo e protegida de estrelas que emitem radiação mortal, explosões de supernovas, buracos negros, meteoritos, etc.), que torna tal possibilidade muito, mas muito remota, para não dizer implausível.

Imagem da Frase:



Sim, estamos sozinhos no Universo e o nosso planeta é único, bem como a nossa espécie e civilização. A crença de que há vida inteligente fora da Terra é só uma crença – do mesmo tipo da religiosa –, mais baseada na fé do que na ciência e fundamentalmente alimentada por ufólogos fanáticos e ingênuos e por astrofísicos interessados em angariar popularidade e fundos para pesquisa. Aliás, bilhões de dólares já foram desperdiçados inutilmente em busca de vida inteligente fora da Terra sem que até hoje fosse sequer captada uma única mensagem de rádio. A pertinente pergunta de Enrico Fermi, 'Onde estão eles?', é a súmula da perplexidade ante o contraste entre as altas estimativas de probabilidade de existência de civilizações extraterrestres – em função de o Universo ser praticamente infinito e de comportar uma infinidade de estrelas e planetas – e a total falta de evidências. E ainda que haja formas de vida primitiva em outros planetas, para que esta possa evoluir passando pelas etapas necessárias ao desenvolvimento de vida inteligente e civilização, requer-se tantas condições favoráveis (a começar por um ambiente ideal), tantos fatores positivos combinados, tantos acasos e lances de sorte (como estar relativamente a salvo e protegida de estrelas que emitem radiação mortal, explosões de supernovas, buracos negros, meteoritos, etc.), que torna tal possibilidade muito, mas muito remota, para não dizer implausível. (Cláudio Suenaga)
Mais frases de Cláudio Suenaga

Cláudio Suenaga
Cláudio Suenaga

Membro desde: 08/01/2016

Biografia: Historiador, autor da 1ª tese de mestrado sobre OVNIs e de duas tetralogias, uma religiosa (Contatados, O Brasileiro que Queria Governar o Mundo, Sangue no Céu e Aparições Marianas) e outra ufológica (reunida no compêndio Discos Voadores & Sociedades Secretas).

Frase do Dia

As mentiras têm pernas curtas, mas o escândalo tem asas.

Autores populares