Coleção de Frases e Pensamentos de Mário Pereira Gomes


Frases própriasFrases de outros autores

4.047 frases




Mário Pereira Gomes
Com base nos dados de seus clientes, o site de relacionamentos OkCupid criou o seguinte gráfico que mostra que as mulheres são bem mais seletivas do que os homens. A teoria da evolução, mais especificamente a seleção sexual, explica tal gráfico. As células reprodutoras são bem distintas tanto em formato quanto em tamanho. As fêmeas nascem com um número limitado de óvulos cujo tamanho de 0.1 mm, enquanto que os machos produzem milhões de espermatozoides, 0.07 mm todos os dias, até morrer. Tendo isto em mente se percebe que as fêmeas não podem desperdiçar seus preciosos óvulos com qualquer parceiro sexual, mas os machos podem e são impelidos a copular com o maior número de fêmeas que conseguir para aumentar a probabilidade de deixar descendentes visto que não há certeza de que todos os fetos chegarão até a idade de se reproduzirem ou que serão férteis. Obviamente características culturais influenciam na hora de escolher um parceiro, mas nossa programação biológica nos impele a buscar parceir(a/o)s cuja aparência transmite saúde física e mental, segurança, cuidado com a futura prole, fidelidade e no caso das mulheres alguma característica que denote que a mesma terá um bom parto natural. Nos primórdios da nossa espécie eram os seios fartos e os quadris largos por motivos ululantes, mas hoje estes disputam com sinais culturais. Nós podemos e muitas vezes vamos contra nossa programação biológica, mas ela está aí rodando em cada um de nós o tempo todo.
Mário Pereira Gomes
De acordo com a relatividade especial, c é a velocidade máxima em que toda a matéria convencional e, portanto, todas as formas conhecidas de informação no universo podem viajar.

Embora esta velocidade seja mais comumente associada à luz, é na verdade a velocidade com que todas as partículas sem massa e as mudanças dos campos associados viajam no vácuo (inclusive radiação eletromagnética e ondas gravitacionais).

Tais partículas e ondas viajam em c independentemente do movimento da fonte ou do referencial inercial do observador. 299.792.458 m/s é a velocidade da luz, mas antes disto é a velocidade da causalidade. Isto se deve ao fato de que como exposto na primeira frase deste post c é a velocidade máxima com que a informação, da qual a matéria e a energia são os tipos mais conhecidos, pode viajar.

A constante c define a velocidade máxima com que duas partes do universo podem se ver e também a velocidade máxima com que quaisquer observadores podem ver duas partículas do universo comunicando entre si. Por isto c é a velocidade da causalidade.

A própria existência de massa, espaço e tempo nos diz que há o limite de velocidade cósmico é finito, pois se c fosse igual a infinito não haveria matéria visto que seria necessária energia infinita para gerar qualquer massa. O universo seria povoado por partículas sem massa viajando à velocidade infinita. Além disto, a dilatação do tempo e a contração do espaço seriam infinitas.

Não existiria tempo (muito menos a ilusão do fluxo temporal), massa, espaço e causa e efeito, porque todos os tempos e todos os lugares se comunicariam entre si instantaneamente. O universo seria um aqui-e-agora infinitesimal.