Top Autores
KABRAL ARAUJOMestre AriévlisRegina CuryAimara SchindlerSebastião WanderleyEvan Do CarmoEdna FrigatoMarco Antonio AlvarengaHorlando HaleRgiaCharles CanelaAulos CarvalhoJohnny De CarliPaulo UrsaiaMônicka ChristiMaria LuzJúnior LaudelinoFlávia AbibGutto Carrer LimaMarcelo VicoNijair Araújo PintoHumberto QueirozNilton MendonçaZinah AlexandrinoMário FrancoAijalom WagnerJoelson SouzaNilo RibeiroAndrew AmaurickNelson MartinsRita MacedoJackson da MataMalu SilvaIzzo RochaFernanda Da SilvaGuy BarretoHelenilson PersiEnéias Teles BorgesDartagnan Da Silva ZanelaCláudio SuenagaLucivalda AlvesÉdio VargasTainah FerreiraEnio StahlhoferYouchin L. SoaresAndreia CostaGuilherme-Guilherme SilvaRosicler CeschinCésar RodriguesAilamara CavalcanteDiogo Barbosa Silva

Frases adicionadas por usuários


Mário Pereira Gomes
Quando lemos um livro didático de História ou se paga uma disciplina sobre história antiga na universidade vemos que o Império Romano era tolerante com todas as crenças contanto que os fiéis adorassem a figura do imperador, não alimentassem exclusivismo religioso (meu deus é o único certo) e que não praticassem o sacrifício humano. Também é dito que os cristãos sofreram uma intensa perseguição por seguirem práticas incompatíveis com a sociedade romana como serem contrários a escravidão e não adorarem o imperador como um deus.

Pensando nisto surgiu em mim um problema: os judeus assim como os cristãos eram monoteístas e não podiam adorar o imperador. No entanto, ao contrário dos cristãos, os judeus não foram perseguidos pelo Estado tanto é que receberam de Otávio Augusto o status de religio licita (religião permitida): o que aconteceu é que o povo hebreu desejava ser independente novamente e (re)criar uma nação livre e seguidora apenas da lei mosaica. Ocorreram guerras entre as tropas romanas e o povo hebreu pelo fato deste desejar a independência e isto culminou na derrota dos rebelados e na diáspora judaica que tinha como objetivo evitar mais revoltas que poderiam inspirar os povos subjugados a se rebelarem.

Deste modo, o embate entre o Império Romano e os judeus se deu por questões políticas (luta pela independência) e a defesa da religião contra o desrespeito perpetrado pelas autoridades imperiais contra a fé e não por representarem um perigo contra o Estado. Então, por quais motivos a relação entre cristãos e romanos foi de certo modo tão distinta da relação entre estes últimos e os judeus?

...7...

Frase do Dia

É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.

Autores populares